Medidas básicas de proteção contra o novo coronavírus (nCoV-2019)

Medidas básicas de proteção


Laborativa

Lave as mãos frequentemente

Lave as mãos com frequência com um sabonete à base de álcool ou água e sabão.

Por quê? Lavar as mãos com um sabonete à base de álcool ou água e sabão mata o vírus se ele estiver em suas mãos.

Pratique a higiene respiratória

Ao tossir e espirrar, cubra a boca e o nariz com cotovelo ou tecido flexionado – descarte o tecido imediatamente em uma lixeira fechada e limpe as mãos com esfregar as mãos à base de álcool ou sabão e água.

Por quê? Cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar impede a propagação de germes e vírus. Se espirrar ou tossir com as mãos, poderá contaminar objetos ou pessoas em que tocar.

Manter o distanciamento social

Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e outras pessoas, principalmente aquelas que tossem, espirram e têm febre.

Por quê? Quando alguém infectado com uma doença respiratória, como 2019-nCoV, tosse ou espirra, projeta pequenas gotículas que contêm o vírus. Se você estiver muito perto, pode respirar o vírus.

Evite tocar nos olhos, nariz e boca

Por quê? As mãos tocam muitas superfícies que podem estar contaminadas com o vírus. Se você tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos contaminadas, poderá transferir o vírus da superfície para si mesmo.

Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico cedo Informe o seu médico se você viajou para uma área na China onde foi relatado 2019-nCoV, ou se você esteve em contato próximo com alguém que viajou da China e tem sintomas respiratórios.

Por quê? Sempre que tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, é importante procurar atendimento médico imediatamente, pois isso pode ocorrer devido a uma infecção respiratória ou outra condição séria. Os sintomas respiratórios com febre podem ter várias causas e, dependendo do seu histórico e circunstâncias pessoais de viagem, o 2019-nCoV pode ser um deles.

Se você tiver sintomas respiratórios leves e sem histórico de viagens para ou dentro da China

Se você tiver sintomas respiratórios leves e nenhum histórico de viagens para ou dentro da China, pratique cuidadosamente a higiene respiratória e das mãos e fique em casa até se recuperar, se possível.

Como precaução geral, pratique medidas gerais de higiene ao visitar mercados de animais vivos, úmidos ou de produtos animais

Garantir a lavagem regular das mãos com sabão e água potável após tocar em animais e produtos de origem animal; evite tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos; e evite o contato com animais doentes ou produtos animais estragados. Evite estritamente qualquer contato com outros animais no mercado (por exemplo, gatos e cães vadios, roedores, pássaros, morcegos). Evite o contato com resíduos ou fluidos de animais potencialmente contaminados no solo ou nas estruturas de lojas e instalações de mercado.

Evite o consumo de produtos animais crus ou mal cozidos

Manuseie carne crua, leite ou órgãos de animais com cuidado, para evitar a contaminação cruzada com alimentos não cozidos, de acordo com as boas práticas de segurança alimentar.

Referências:

Fonte: OMS (https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public)

Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE (https://saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus)

Baixe nosso Boletim: https://documentcloud.adobe.com/link/track?uri=urn%3Aaaid%3Ascds%3AUS%3A1b27577c-414c-4b43-b194-f55844cf47ae

Como podemos lhe ajudar?

Evite acidentes e doenças ocupacionais no trabalho.