O que é segurança do Trabalho?

O que é segurança do Trabalho?


Laborativa

A segurança do trabalho é um conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.

A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos, e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.

O quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa é composto de uma equipe multidisciplinar, que inclui Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Esses profissionais formam o que chamamos de SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.

A empresa deve adotar as medidas exigidas por lei não somente porque é obrigatório, mas também porque a Segurança do Trabalho faz com que a empresa se organize, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos, melhorando as relações humanas no trabalho.

A Laborativa presta consultoria completa para que sua empresa esteja dentro das normas e leis que regem a segurança do trabalho.

Como podemos lhe ajudar?

Evite acidentes e doenças ocupacionais no trabalho.