E-social

eSocial SST

Garantimos o total atendimento aos eventos de Segurança e Saúde do Trabalho que devem ser enviados ao eSocial. Geramos, conferimos, assinamos e transmitimos os eventos nos layouts obrigatórios para o ambiente do governo federal.

eSocial SST – Segurança e Saúde no Trabalho

O eSocial unifica e informatiza o envio de diversas informações fiscais, tributarias, previdenciárias e trabalhistas referente aos trabalhadores para o Governo Federal. Com relação aos eventos relacionados à Segurança e Saúde no Trabalho, serão enviadas informações referentes à exposição a riscos, ambientes de trabalho, monitoramento da saúde, acidentes, doenças, dentre outros.

Laborativa

Quais os objetivos do eSocial?

Para empresas:

Com o eSocial, o governo federal objetiva garantir o acesso às informações fiscais, tributárias, previdenciárias e trabalhistas das empresas em tempo real, efetuando o cruzamento destas informações e promovendo a fiscalização eletrônica.

Para empregados:

Aos trabalhadores, o eSocial garantirá o acesso aos dados de exposição aos riscos, ambientes, acidentes e doenças do trabalho, bem como a exames médicos realizados. Este conjunto de informações irá compor o Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP em formato eletrônico, conforme a Portaria n° 1010, de 24 de dezembro de 2021.

O que acontece se eu não enviar as informações para o eSocial?

Caso não seja enviado dentro do prazo estipulado a empresa estará sujeita à multa. São objetos de multa para o eSocial SST: falta de comunicação de Atestado de Saúde Ocupacional – ASO, de agentes nocivos presentes no Anexo IV do Decreto 3048/99 da Previdência Social, falta de Comunicação de Acidentes do Trabalho – CAT, afastamentos, dentre outros.

De que forma a LaborAtiva poderá ajudar a sua empresa?

Nosso sistema informatizado está parametrizado para gerar e transmitir periodicamente todos os layouts de Saúde e Segurança do Trabalho no formato exigido pelo eSocial (.xml). Realizamos a assinatura dos eventos através de certificado digital, efetuamos a transmissão para o ambiente do Governo Federal e controlamos o retorno do protocolo diretamente pelo portal do eSocial.

Eventos de SST que serão gerados e transmitidos


S-2240 – Condições Ambientais de Trabalho – Agentes Nocivos:

Agentes nocivos que possam caracterizar o direito à aposentadoria especial deve ser informado através do nosso sistema informatizado, com base nas informações constantes no Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho – LTCAT.

S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador

Resultados dos exames médicos realizados, bem como dados do médico coordenador, examinador, dentre outras, deverão ser enviados através de um software adequado ao eSocial.

Como podemos lhe ajudar?

Evite acidentes e doenças ocupacionais no trabalho.